
CBH ALTO RIO
DAS MORTES
COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO RIO DAS MORTES

Nossa História
O Comitê de bacia hidrográfica do Alto Rio das Mortes nasce com a ampliação da área de atuação do CBH Covapé, que tinha como abrangência as Sub-bacias Hidrográficas dos Ribeirões do Sapé e Várzea Grande, afluentes do Alto Curso do Rio das Mortes, na Unidade de Planejamento e Gestão TA-4, em Mato-Grosso.
O Covapé foi o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica criado no estado, em 2003, motivado pelo conflito de uso da água proveniente da irrigação desordenada nos Municípios de Primavera do Leste e Poxoréu. Com a erradicação dos conflitos iniciais que fomentaram a criação do COVAPÉ e findo o processo de conscientização dos municípios limítrofes a Primavera do Leste, verificou-se a oportuidade e o desejo de expandir as atividades do Comitê para além de sua área inicial.
Foram muitas discussões e propostas, e em duas ocasiões no passado foram iniciados processos de expansão do CBH COVAPÉ de forma a atender uma área geográfica maior, compreendendo o Alto Rio das Mortes e seus afluentes. As tentativas, no entanto, não obtiveram êxito devido aos parcos recursos para a viabilização desta expansão, e a indisponibilidade de apoio técnico suficiente.
Já com 20 anos de atuação, o CBH Covapé iniciou junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso um processo para a ampliação da sua área de atuação.
Com a aprovação do projeto pelo CEHIDRO em 2023, o CBH Covapé passa a se denominar CBH Alto Rio das Mortes, ampliando sua área de atuação para toda a extensão da UPG TA-4, no Alto Curso do Rio das Mortes.